Pele na Gestação

A gravidez é o período da vida da mulher onde as transformações, alegrias e algumas angústias ficam mais a flor da pele.

Será que o que está acontecendo comigo é natural? Meu cabelo está mais forte? Mais fraco? Vou manchar minha pele? Posso tomar sol? Não devo tomar sol? Vou ter estrias? Estas são algumas de uma lista de perguntas.

Um acompanhamento próximo com seus médicos, ginecologistas e dermatologistas, garante o bem-estar e a tranquilidade de grávidas de primeira-viagem e mesmo de outras mais experientes com novas dúvidas.

Alterações de Pele na Gravidez

Algumas áreas de corpo começam a ficar mais escuras, como os mamilos e a linha do umbigo até o púbis, e o que causa a maior preocupação nas mulheres, que são as manchas escuras na face – chamadas de melasma ou cloasma.

Manchas avermelhadas pelo aparecimento de vários vasinhos, chamados telangiectasias, também podem aparecer e, ás vezes sumirem no final da gestação.

Os cabelos e as unhas tendem a ficar mais fortes e com melhor crescimento.

Acne é um sinal controverso, pois algumas mulheres ficam com uma pele de seda, enquanto em outras, aparecem mais espinhas.

Prurido gravídico, que é uma coceira mais localizada no abdome, pode ocorrer em até 20% das mulheres no final do primeiro trimestre. Não necessariamente haverá lesões cutâneas no local.

Edema e inchaço são muito frequentes e tendem a durar até o parto, principalmente em pernas e pés.

A gengicite da gravidez, devido ao aumento dos níveis de progesterona, também pode surgir e, inclusive, levar à formação de ulcerações.

Menu